Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

MURAL DOS DESENHOS ANTIGOS!!

Hoje vamos falar No ´´MURAL DOS DESENHOS ANTIGOS´´ O DESENHO É :´´A TURMA DA MÔNICA´´ De ´´1959´´
RELEMBRE UM POUQUINHO DESSE DESENHO AGORA


A Turma da Mônica



Turma da Mônica é uma série de histórias em quadrinhos criada por Mauricio de Sousa no ano de 1959.
É a principal série (chamadas de "turmas") criada pelo cartunista, possuindo ainda uma série de minigrupos, nos quais as personagens passam por várias peripécias cotidianas. O termo pode se referir também a todas as personagens já criadas por Mauricio, mas que, a rigor, não fazem parte da "Turma da Mônica", tais como as personagens da Turma da Mata ou da Turma do Penadinho.
Os primeiros personagens da Turma da Mônica foram Bidu e Franjinha publicados pela Editora Continental em 1960.1
A Turma da Mônica foi publicada pelas editoras Abril e Globo2 e desde 2007 vem sendo publicada Panini Comics,3 além da publicação de tiras no formato de bolso pela própria Panini4 e pela L&PM.
As novidades recentes da Turma da Mônica são a Turma da Mônica Jovem, lançada em agosto de 2008, Mónica y su pandilla eMonica's Gang.
A Turma da Mônica e seus trabalhos relacionados são liberados em um número de diferentes livros. Em primeiro lugar, eles foram publicados pela Editora Abril , de 1970 a 1986, em seguida, Editora Globo , de 1987 a 2006. A partir de 2007, A Panini Comics foi escolhido para manter as publicações.
Mauricio de Sousa, então repórter policial da Folha da Manhã, no ano de 1959 ofereceu aos redatores do jornal uma tira em quadrinhos sobre um cãozinho e seu dono, Bidu e Franjinha. Nos anos seguintes foram lançados Cebolinha e, em seguida, Chico Bento, Cascão, Magali e Pelezinho, entre outras.
A Turma da Mônica pode ser encontrada em diversas mídias como livros, jornais, desenhos animados, CD-ROM, games, internet e discos.
A "Turma" na verdade consiste de 15 turmas:

Turma da Mônica, ou Turminha, mora no fictício "bairro do Limoeiro". Em 2011, em uma conversa pela internet, o desenhista Maurício de Sousa revelou que o bairro do Limoeiro foi inspirado no bairro do Cambuí, na cidade de Campinas, bairro no qual o desenhista morou durante alguns anos1 . Inicialmente, o bairro da Turminha se chamava "Bairro do Tamarindeiro". Nas historinhas atuais, há várias referências a esse antigo nome. É possível que o nome tenha mudado porque a primeira árvore que nasceu lá foi umlimoeiro. Ela está lá até hoje, como mostrado na história "Pega pra mim?". É um local com muitas plantas e árvores, um campinho (onde os meninos brincam), um lixão, outrora muito visitado pelo Cascão (que não vai mais lá pois o lixão transmite muitas doenças), e quase nenhum asfalto. Mônica é conhecida pelos meninos como a "dona da rua", título que Cebolinha tenta usurpar com "planos infalíveis".

Principais

  • Mônica - Mônica é o personagem mais conhecido de Mauricio de Sousa. Representa uma menina brava, decidida, que não tolera desaforo , ao mesmo tempo, tem momentos de feminilidade e poesia. Mora com os pais, tem um cãozinho chamado Monicão e vive agarrada a um coelho de pelúcia, apelidado de Sansão. E este coelho, que ela trata com todo o carinho, também serve de "arma" contra os meninos. Principalmente o Cebolinha, o Xaveco e o Cascão, que não param de "aprontar" com ela, chamando-a de gorda, dentuça ou baixinha. Foi criada em 1963, baseada na filhinha do Mauricio, com o mesmo nome. No início, saía nas tiras do Cebolinha, nos jornais. Depois, começou a "roubar a cena" e ganhou sua revista própria em 1970. Desde essa época, é uma das revistas que mais se vendem no país. Hoje, além dos quadrinhos - onde aparece na história como líder imbatível e dona absoluta da rua - Mônica é estrela de cinema, teatro, tem vários produtos que levam seu nome, faz campanhas educativas e comerciais de tevê. Estrela mais versátil, impossível. Apesar de bater no cebolinha e revelado em o "novo plano" e em "encontro às escuras" que gosta dele.
  • Cebolinha - Cebolinha, um garoto de cabelos espetados que, quando falava, trocava o "R" pelo "L", existiu mesmo, fazia parte de uma turma de garotos, lá de Mogi das Cruzes, e acabou emprestando suas características para o Cebolinha, personagem criado em 1960 por Mauricio de Sousa. Ele já foi mais alto, baixo e até mais cabeludo, mas sempre com o mesmo jeito "englaçado" de falar. Parceiro de aventuras - ou seria melhor dizer "vítima"? - da Mônica, a quem vive tentando derrotar com seus "planos infalíveis", Cebolinha teve a sua revista lançada em 1973 e, nas horas vagas, também é astro de tevê, cinema e teatro. Cebolinha é um dos únicos personagens clássicos da Turma da Mônica que usa sapatos. Isto porque ele foi criado em uma época em que todos os personagens usavam sapatos e, como a quantidade de personagens foi aumentando ao longo dos anos, Mauricio de Sousa foi obrigado a desenhar os novos personagens sem sapatos com o fim de conseguir desenhá-los mais rapidamente. Na edição 48 da Turma da Mônica Jovem, é dito na página 39 que seu nome completo é Cebolácio Júnior Menezes da Silva. Apesar de viver xingando a mônica ele mostra em varias historinhas que gosta dela. Quando falava uma palavra errada, o Mauricio punha aspas (ex: "polque" eu falo "elado"?). Hoje ele põe o negrito. E o bordão do cebolinha era "DIACHO!"; hoje, o mais falado é o PINDALOLAS! (pindarolas).
  • Cascão - Surgiu em 1961, baseado nas recordações de infância do próprio Mauricio. Ele conta que, no início, teve receio da reação do público para com este personagem com uma certa "mania de sujeira". A aceitação, entretanto, foi imediata e a popularidade cresceu tanto que desde agosto de 1982, Cascão tem sua própria revista e torna-se amigo e comparsa de Cebolinha, ajudando-o em aventuras e a derrotar Mônica. Mora com seus pais em sua casa e seu porco de estimação Chovinista que é bem esperto e limpo ao contrário do dono. Também é namorado da Cascuda, uma menina que antes era sujinha como ele, mas que com o tempo passou a ser limpa e organizada. Também é revelado que é sobrinho do Capitão Feio. Seu segundo melhor amigo é o Nimbus. Detesta água e banhos e é capaz de fazer coisas sobre-humanas para se ver livre de se molhar. É com certeza o personagem que tem mais inimigos da turminha muitos deles querendo se livrar dele e lhe dar um banho. Em Turma da Mônica Jovem, ele já toma banho e mostra que tem uma quedinha pela Magali embora ainda namore a Cascuda.
  • Magali - Magali é outra personagem baseado em uma pessoa real. Ela é baseada na filha de Maurício, Magali de Sousa que assim como a personagem também era comilona na infância. Ela é uma menina de apetite voraz e insaciável frequentemente querendo saber de comer, embora que com tanto apetite continue eternamente magra. Ela também é a melhor amiga da Mônica e por isso é uma das únicas personagens que não brigam com ela. Tem um gato, o Mingau, e vive com os pais. Costuma visitar sua tia Nena que lhe faz doces embora por vezes chegue a tentar roubar a comida de seus amigos. Sua comida favorita é melancia que assim como a Magali verdadeira era capaz de comer uma inteira. Seu namorado é Quinzinho um menino filho de um padeiro que frequentemente lhe presenteia com um pão. Em Turma da Mônica Jovem continua magra e bela, mostra que tem uma queda por Cascão, mas não admite isso porque não quer ver o Quim brigando com o Cascão. Ela era secundária nas tiras, até que em 1989 ela teria uma revista própria.


CONFIRAM AGORA UM PEDACINHO DO DESENHO: A TURMA DA MÔNICA







Nenhum comentário:

Postar um comentário